PortoPostDoc

Porto/Post/Doc

27 nov - 3 dez 2017

O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival é um festival de cinema do real que ocorrerá no Porto de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2017. Como ponto de encontro para criadores, público e profissionais do cinema, o Porto/Post/Doc tem como objetivo promover a cultura cinematográfica, exibindo as novas formas do cinema contemporâneo. Com uma filosofia eclética, composta por uma Competição Internacional e vários programas paralelos, o festival ocupará quatro espaços do Porto: Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Cinema Passos Manuel, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e o Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural.

A memória é um aspeto central do cinema. É pelas imagens em movimento que nos lembramos de acontecimentos passados, como se o cinema pudesse ser um arquivo do tempo. É por isso que decidimos dedicar o tema do Porto/Post/Doc ao Arquivo, porque o próprio cinema é uma espécie de arquivo da memória humana. O nosso programa inclui filmes que usam imagens de arquivo, mas também filmes antigos que permitem que a nossa memória reencontre outros mundos e outras emoções. Apresentamos, neste contexto, vários focos: Jean Rouch (o mítico autor francês, de quem celebramos o 100.º aniversário do seu nascimento); o checo Miroslav Janek (um cineasta que procura, em comunidades escolares, dar visibilidade àqueles que são menosprezados); e Peter Mettler (autor de uma obra em que o cinema reflete o tempo e as contradições humanas). Como ponto chave do nosso programa, iremos explorar o conceito da pós-memória. Este foco, que inclui um programa de cinema e o Fórum do Real, é feito em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O seu objetivo é mostrar o uso do arquivo como meio de produzir novas narrativas documentais e a sua preponderância como método de interrogar a história do século XX.

O festival celebrará ainda a memória com diferentes cápsulas do tempo: filmes em vários programas que utilizam imagens de arquivo ou promovem, através da ficção, a reconstrução da história.

Em 2017, voltamos a colocar o nosso projeto educativo, School Trip, em grande destaque: numerosas sessões para escolas, para diferentes faixas etárias e públicos jovens, permitindo a descoberta do cinema em sala e estimulando a criação de um público curioso e ativo. Para nós, o cinema é também um meio para formar melhores cidadãos. Como grande novidade, o Porto/Post/Doc apresenta o programa Highlights. Em todas as sessões da noite, no Auditório Manoel de Oliveira, Rivoli, projetamos filmes novos, de autores essenciais do cinema contemporâneo ou com temas fundamentais do nosso mundo. Nestas sessões, quase todas em antestreia nacional, procuramos levar o cinema a um público alargado e promover o debate. De Al Gore a Sofia Coppola, passando pelo designer de moda Dries Van Noten e a cantora Grace Jones, estes filmes marcam o nosso tempo. São histórias reais.

Um festival de cinema é tanto um lugar de futuro – exibir novos filmes – como também uma janela para um passado que precisa ser redescoberto. Uma janela para toda a memória do mundo. A memória que é revelada e aquela que está, a todo o momento, a ser criada. Acompanhe-nos nesta jornada pelo cinema do real.