PortoPostDoc

  • Industry

Working Class Heroes

O Porto/Post/Doc criou o projeto “Working Class Heroes”, em parceira com a Filmaporto - Film Commission, com o objetivo de apoiar a produção audiovisual no Porto e sobre o Porto, a partir das histórias daqueles que, ao longo do tempo, o foram construindo.

Trata-se de uma bolsa de 20.000€, que se concretiza através do convite a cineastas que tenham uma linha de trabalho que corresponda à filosofia do Porto/Post/Doc. Através deste apoio pretende-se criar um espaço de criação que dá ouvidos a todos aqueles que viveram e trabalharam na cidade. É, portanto, um incentivo à escuta dos anti-heróis que fizeram do Porto uma cidade onde se encontram refletidas as múltiplas faces da classe trabalhadora.

Este projeto pretende, por um lado, tornar possível o desenvolvimento e a produção de novas obras cinematográficas e, por outro, que essas obras criem um conjunto de filmes que aproximem as vozes de diferentes cineastas ao território local e à nossa comunidade. Retratos das paixões, dos percursos laborais, das injustiças e das conquistas que tecem a malha relacional de um lugar.

Em cada edição do Porto/Post/Doc, três cineastas serão convidados para fazer um pitching perante um júri internacional e o projeto selecionado será produzido durante uma residência de 2 anos na cidade do Porto. 

A obra final será um filme (de qualquer género) que, posteriormente, terá a sua estreia mundial no Porto/Post/Doc.

A participação neste projeto é apenas por convite, mas a apresentação pública dos projetos terá lugar durante o festival, o que pode ser uma oportunidade de encontro entre os/as cineastas e produtores ou outros agentes da indústria interessados, uma vez que esta bolsa é cumulativa com outros fundos nacionais ou internacionais.

Contactos:
Sérgio Gomes | Executive Producer & Head of Industry
sergio@portopostdoc.com

Liliana S. Lasprilla | Project Manager & Industry Coordinator
liliana@portopostdoc.com