PRÉMIOS
Grande Prémio by Vinhos Verdes
Para melhor filme da Competição Internacional
Valor de 3.000 euros
TRANSNISTRA, de Anna Eborn
Menção Especial
DE QUELQUES EVÉNÈMENTS SANS SIGNIFICATION, de Mostafa Derkaoui
Prémio Companhia das Culturas/ Fundação Pereira Monteiro
Para melhor realizador da Competição Internacional entre autores emergentes (≤36 anos)
Residência artística na Companhia das Culturas
THE SCIENCE OF FICTIONS, de Yosep Anggi Noen
Prémio Cinema Novo by Canal 180
Para melhor filme da Competição Cinema Novo
Valor de 500 euros, 2.000 euros em serviços na BLIT e 500 euros em serviços na Show Reel
TERRIL, de Bronte Stahl
Prémio Teenage
Prémio atribuído por um conjunto de nove estudantes do ensino secundário a um conjunto de filmes pré-seleccionado dentro da programação do festival
SHOOTING THE MAFIA, de Kim Longinotto
Prémio Arché by Companhia das Culturas/ Fundação Pereira Monteiro
Para melhor projecto apresentado na oficina Arché
Residência artística na Companhia das Culturas
O ARRAIS DO MAR, de Elisa Celda
JÚRIS
Competição Internacional
Ewa Szablowska
Ewa Szablowska é uma curadora e programadora polaca. Trabalha no festival de cinema New Horizons, na Polónia, desde 2009, onde cruza uma programação de cinema experimental e uma secção de cinema e feminismo. Em 2018, também organizou uma mostra de cinema iraniano para a galeria Studio BWA na Polónia.
Garbiñe Ortega
Garbiñe Ortega é programadora de cinema espanhola. Os seus projectos curatoriais foram programados internacionalmente na Film Society do Lincoln Center (Nova Iorque), Tate Modern (Londres), Galeria Nacional de Arte (Washington) e Pacific Film Archive (Califórnia), entre outros. Actualmente é directora artística do Festival Internacional de Cinema Punto de Vista.
Gürcan Keltek
Gürcan Keltek é um cineasta cujo trabalho explora o ponto de encontro entre a ficção documental e experimental ao contar histórias de conflito, luta e marginalização na história turca. A sua primeira longa-metragem, Meteors, teve estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Locarno e ganhou o grande prémio do Porto/Post/Doc em 2017.
Luciano Rigolini
Nascido na Suíça italiana, Luciano Rigolini formou-se em cinema na Universidade de Paris 8. Alcançou o reconhecimento internacional por via da fotografia, disciplina onde aprofundou as relações entre os sais de prata e a pintura. No cinema, produziu trabalhos de realizadores como Chris Marker, Alexander Sokurov, Naomi Kawase, Alain Cavalier, Apichatpong Weerasethakul, Tsai Ming-liang ou Laurie Anderson, entre outros. Actualmente é também docente na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona.
Valérie Massadian
Valérie Massadian é cineasta, mas a sua formação é em fotografia, tendo colaborado com cineastas e artistas como Nan Goldin. Massadian trabalha em estreita colaboração com actores não-profissionais e recorre às ferramentas do documental para criar ficções, jogando, na criação dos seus filmes, com as fronteiras do realismo e do imaginário. Em 2017 apresentou a sua segunda longa-metragem, "Milla".
Competição Cinema Novo
Joaquim Pedro Pinheiro
Frequentou o curso de Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Desde 2015 que colabora como Assistente de Produção na Solar Galeria de Arte Cinemática e no Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema. Começou a trabalhar na distribuição de curtas-metragens portuguesas na Agência da Curta Metragem em 2017. É desde 2017 membro do comité de programação do Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema.
Jorge Campos
Jorge Campos é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Santiago de Compostela. É professor na ESMAE-IPP e responsável pela área científica de Estudos Visuais. Foi responsável pela programação de cinema, audiovisual e multimédia – Odisseia nas Imagens – no Porto 2001 Capital Europeia da Cultura. Foi jornalista na RTP durante 25 anos tendo realizado vários documentários.
Radu Sticlea
Director artístico e artista interdisciplinar com sede em Portugal. Actua em diferentes áreas como cinema, artes contemporâneas e gestão cultural. Desde 2016, é o director artístico fundador do BEAST - Festival Internacional de Cinema, evento dedicado ao cinema da Europa de Leste e realizado no Porto, Portugal. Como co-fundador da OKNA - Espaço Cultural (2018), dirigiu e produziu vários projectos destinados a promover a arte contemporânea da Europa Oriental em Portugal e a internacionalização da cultura portuguesa para os países de leste.
Arché
Audrius Stonys
Audrius Stonys é realizador e produtor, membro da European Documentary Network e da European Film Academy. Ao longo da sua carreira, realizou e produziu mais de 20 filmes. Os seus filmes receberam vários prémios em festivais como o Prémio do Público, em Nyon, ou o Grande Prémio, em Split, entre outros em Bornholm, Florença, Gyor, Neu Brandenburg, Oberhausen, Bilbau ou São Francisco. Em 1992, o filme "Earth Of The Blind" recebeu o prémio European Film Academy para Melhor Documentário Europeu do Ano.
Luís Urbano
Nascido em 1968, fundou, em 1996, a cooperativa de produção cultural Curtas Metragens, Crl, que organiza o Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema. Foi um dos directores do festival e desde 2000 liderou a Agência da Curta Metragem. Em 2005, juntou-se a Sandro Aguilar na produtora O Som e a Fúria. Produziu "Aquele Querido Mês de Agosto", de Miguel Gomes (Cannes 2008), "A Zona", de Sandro Aguilar (Locarno 2008), "Ruínas", de Manuel Mozos (FID Marseille 2009), "A Espada e a Rosa", de João Nicolau (Venice 2010), "Tabu" de Miguel Gomes e "O Gebo e a Sombra", longa-metragem de Manoel de Oliveira.
Nuno Lisboa
Nuno Lisboa é director e programador do Doc's Kingdom — seminário internacional de cinema documental organizado pela Apordoc desde 2000. Em 2017, foi o programador do 63rd Annual Robert Flaherty Film Seminar. Professor convidado na School of Arts, Design and Architecture da Aalto University (2019), na Escola Superior de Cinema i Audiovisuals de Catalunya (2018, 2019), e na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (2001-2016). Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.
Júri Teenage
(Escola Artística e Profissional Árvore)
Inês Pinto
Pedro Alves
Pedro Correia
(Escola Artística Soares dos Reis)
Helena Brito
Jorge Marques
Maria Ferreira
(Escola Secundária Clara de Resende)
Diego Sobral de Carvalho Ferreira
João Filipe Santos Carvalho
Telma Salgueiro Tomaz