Criámos o projeto Working Class Heroes, em parceria com a Filmaporto – film commission, com o objetivo de apoiar a produção audiovisual no Porto e sobre o Porto, a partir das histórias daqueles que, ao longo do tempo, o foram construindo. Trata-se de uma bolsa criativa, de 20.000€, que se concretiza através do convite a cineastas que tenham uma linha de trabalho que corresponda à filosofia do Porto/Post/Doc. Através deste apoio pretende-se criar um espaço de criação que dê ouvidos a todos aqueles que vivem e trabalham na cidade. É, portanto, um incentivo à escuta dos anti-heróis que fizeram do Porto uma cidade onde se encontram refletidas as múltiplas faces da classe trabalhadora. Este projeto pretende, por um lado, tornar possível a produção de novas obras cinematográficas e, por outro, que essas obras criem um conjunto de filmes que aproximem as vozes dos cineastas ao território local e à nossa comunidade. Em cada edição, três cineastas são convidados para fazer uma apresentação perante um júri internacional e o projeto selecionado será produzido ao longo dos dois anos seguintes, numa residência artística na cidade do Porto.
CINEASTAS CONVIDADOS
Tomás Baltazar (PT)
Formou-se em Som e Imagem na Universidade Católica do Porto e tem uma pós-graduação em Edição de Cinema e Televisão pela Septima Ars. Desde 2005 montou vários filmes de realizadores portugueses e estrangeiros. Realizou as curtas Descalço; Um Dia Cabouqueiros e Estações da Vida. Desde 2014, é programador do Doclisboa. É também Professor Auxiliar convidado da Universidade da Beira Interior.
Luísa Homem (PT)
Realizadora, montadora e sócia-fundadora da produtora Terratreme Filmes. Realizou Suzanne Daveau, ANIM, Um Dia No Museu, e co-realizou As Cidades e As Trocas, com Pedro Pinho, São Tomé, com Tiago Hespanha e Atlas De Um Cinema Amador, com Inês Sapeta Dias. Como montadora, colaborou com diversos realizadores.
Carla Andrade (ES)
Cineasta, artista visual e fotógrafa galega, é licenciada em Comunicação Audiovisual e tem um mestrado em Artist's Film & Moving Image pela Goldsmiths University. O seu trabalho tem sido apresentado em museus como o Guggenheim (Bilbao), MARCO, Tabacalera, Caixaforum, La Casa Encendida, Le 104 e Lux (Londres); e em festivais como o IFF Rotterdam, Zinebi, Ficunam, Curtas, Seoul IMF, (S8), PlayDoc, Documenta Madrid, L'Alternativa, Curtocircuito ou PhotoEspaña.