Como é hábito, após a conclusão do festival no Porto, a equipa do Porto/Post/Doc acompanha os principais momentos da carreira internacional dos filmes que integraram a sua selecção oficial. Em 2022, são vários os exemplos de filmes que circulam pelas principais mostras de cinema mundo fora.
Comecemos por destacar Eles transportan a morte, de Helena Girón e Samuel M. Delgado, que integrou a selecção da competição internacional do festival, a ser exibido na edição 2022 do festival de Roterdão. A longa integra a selecção do programa Bright Future. Mais informações aqui.
Pela Berlinale, estrearão dois filmes portugueses que integraram as sessões dedicadas aos membros da Indústria do último PPD. Juunt Pastaza entsari (Waters of Pastaza), de Inês T. Alves e Aos dezasseis (At Sixteen), de Carlos Lobo. Mais detalhes e programa completo do certame podem ser consultados aqui.
No festival francês de Clermont-Ferrand, passa um dos filmes que marcou a Competição Cinema Falado, O Que Resta, de Daniel Soares.