O BPI e a Fundação "la Caixa" associam-se, este ano, ao Porto/Post/Doc: Film & Media Festival, que decorre no Porto entre 20 e 29 de novembro. Enquanto mecenas da iniciativa, ambas as instituições reforçam o seu compromisso com a cultura e o cinema, num ano particularmente desafiante para artistas, produtores e promotores culturais.
Nesta sétima edição, o festival apresenta uma programação alargada, com mais de 60 filmes que cruzam o cinema contemporâneo e as memórias dos clássicos, abordando questões urgentes da atualidade e promovendo a diversidade artística, o diálogo intercultural e o apoio a novas gerações de realizadores.
Com um modelo híbrido — presencialmente no Rivoli, Passos Manuel e Planetário do Porto, e online através de uma plataforma de aluguer de filmes — o Porto/Post/Doc reafirma também o seu compromisso com as salas de cinema, espaços essenciais para o desenvolvimento cultural do país e para a identidade da cidade.
Dario Oliveira, diretor artístico do festival, destaca o programa temático A Cidade do Depois, composto por uma série e uma seleção de filmes que traçam uma viagem cinematográfica ao longo do século XX. “A cidade como refúgio, o sonho de conforto e felicidade, os afetos, o abandono progressivo do espaço urbano e as novas formas de urbanidade nos subúrbios” são algumas das ideias em destaque neste ciclo.
A Fundação "la Caixa" iniciou a sua atividade em Portugal em 2018, na sequência da entrada do BPI no universo CaixaBank. Em 2019, destinou 20 milhões de euros a projetos sociais, científicos, educativos e culturais, com o objetivo de atingir um investimento anual até 50 milhões de euros, à medida que todos os seus programas forem plenamente implementados.