PortoPostDoc

Há um festival para os profissionais de cinema

por Porto/Post/Doc / 02 11 2018


Ao longo das últimas edições, o Porto/Post/Doc tem desenvolvido um conjunto de actividades para profissionais, tendo como objectivo promover o cinema português e as produções que são exibidas no festival, assim como potenciar o contacto entre os diferentes agentes do sector, em momentos networking. Este ano, apresentamos um programa mais ambicioso que procura fazer do festival um ponto de encontro e de partilha de ideias e conhecimentos, entre os diversos profissionais da indústria cinematográfica. 

Nesta edição, além do habitual Fórum do Real, que pretende reunir a comunidade académica e civil em torno das imagens em movimento, apresentamos também o Encontro de Co-produção Luso-Galaico, uma iniciativa do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da AGADIC – Axencia Galega das Industrias Culturais, Xunta de Galicia e do festival. O encontro acontece a 29 de Novembro, no Teatro Municipal do Porto - Rivoli.

Também pela primeira vez, o festival prepara Industry Screenings, ou seja, exibições de filmes recentemente finalizados ou em fase final de pós-produção dedicadas exclusivamente a programadores, distribuidores, curadores, jornalistas, críticos e outros profissionais da área da indústria cinematográfica. Esta primeira edição será realizada em parceria com o programa Cultura em Expansão, da Câmara Municipal do Porto.

A oficina de cinema e desenvolvimento de projecto Arché volta este ano ao Porto e com mais novidades. Além da habitual tutoria, este ano levada a cabo por Luciano Rigolini, os participantes (e todos os que desejarem) poderão participar em masterclasses de Marco Amaral (sobre color grading a 27 de Novembro), Matías Piñeiro (sobre escrita de argumento a 29 de Novembro) e Tomás Baltazar (sobre montagem a 30 de Novembro). As masterclasses acontecem às 16h, no Selina. Já as apresentações finais dos projectos desenvolvidos no Arché acontecem no dia 1 de Dezembro, pelas 14h30, no Teatro Municipal do Porto - Rivoli.

Laura Mulvey também estará no Porto para orientar um workshop sobre cinema e feminismo, a decorrer na Escola das Artes - UCP, entre 27 e 29 de Novembro.

O Porto/Post/Doc decorre entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Escola das Artes – UCP.

A edição de 2018 do Porto/Post/Doc conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual – Ministério da Cultura, da CVRVV - Vinho Verde, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Acción Cultural Española - AC/E, da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e da ArtWorks. 


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →