PortoPostDoc

O nascimento do cinema kosovar

por Porto/Post/Doc / 02 11 2018


Em Agosto,  o Porto/Post/Doc levou ao Dokufest, no Kosovo, um programa dedicado às ficções do real no cinema português. Desta feita o Dokufest vem até ao Porto em Novembro para apresentar e disseminar o melhor do cinema contemporâneo produzido ou co-produzido no Kosovo com o programa We've Only Just Begun: Kosovo Stories. No total serão cerca de dez filmes divididos em quatro sessões que terão lugar de 27 a 30 de Novembro, entre o Teatro Municipal do Porto - Rivoli e o Cinema Trindade.

Veton Nurkollari, director artísico do Dokufest, destaca a exibição de Home, uma curta‑metragem vencedora de um BAFTA e realizada pelo britânico nascido no Kosovo Daniel Mulloy, Fence, pela talentosa Lendita Zeqiraj, um conjunto de filmes de temática de guerra, bem como de dois documentários de promissores cineastas do Kosovo, que oferecem uma visão sobre o país mais jovem da Europa. 

O Porto/Post/Doc decorre entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Escola das Artes – UCP.

A edição de 2018 do Porto/Post/Doc conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual – Ministério da Cultura, da CVRVV - Vinho Verde, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Acción Cultural Española - AC/E, da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e da ArtWorks.


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →