Arché Porto
Organizado em colaboração com a Apordoc, o Arché Porto é um espaço crítico e experimental para o desenvolvimento de projetos ibero-americanos com uma forte vocação documental — especialmente aqueles que habitam as zonas híbridas entre o real e a ficção. Durante cinco dias intensivos, os autores mergulham num ambiente de escuta, confronto e criação, acompanhados por um tutor que estimula a análise profunda das ideias, das intenções formais e narrativas, e dos caminhos possíveis de cada obra. Mais do que resolver questões práticas, o Arché Porto abre tempo e espaço para questionar pressupostos, testar limites e explorar novas formas de linguagem cinematográfica. No final do laboratório, os projetos são apresentados a profissionais da indústria e a um júri internacional, responsável pela atribuição de vários prémios.
APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
26 NOV → TMP – RIVOLI → PEQUENO AUDITÓRIO → 10:30
Aberto a todos os participantes com acreditação Industry.
A programação completa de todas as atividades de indústria está disponível para consulta aqui.
Projetos Selecionados
VOLCÁN
VOLCANO
Luciana Merino Blamey
DOC, CHL, 20’
Três adolescentes apaixonam-se enquanto percorrem Santiago numa motorizada de carga. A viagem transforma-se num documentário de ficção científica, com imagens difusas em 16mm e formato digital, revelando uma versão diferente da cidade.
Produção: Javiera Leal Monje
Contacto: Luciana Merino Blamey | lucianamerinoblamey@gmail.com
NUESTRA PIEL LEVANTADA
OUR RAISED SKIN
Paolo Natale García
DOC, ESP, 70’
Paolo filma o seu pai e avô, colocando cada vez mais ênfase nos seus corpos e identificando-se com eles. Questiona se eles estão conscientes das suas emoções e do distúrbio alimentar de que sofrem, tal como ele.
Produção: Mubox Studio
Contacto: Paolo Natale García | paolonatalegarcia18.cine@gmail.com
PORQUE UN AMIGO VINO A MÍ ESTE DÍA
FOR A FRIEND HAS COME TO ME TODAY
Rodrigo Montani
DOC, ARG, 90’
Um homem morto, uma mulher que vive sozinha na floresta, um rapaz perdido numa aldeia e uma criança que em breve se tornará um homem. Quatro gerações da mesma família. O cineasta-antropólogo conhece-os a todos. São os seus amigos. E o filme é uma carta de amor.
Produção: Fernando Restelli, Ana Apontes
Contacto: Rodrigo Montani | rodrigomontani@ffyh.unc.edu.ar
VICISITUDES DE LA LUZ
VICISSITUDES OF LIGHT
Marcel Beltrán
DOC, BRA, CUB, 90’
Um retrato íntimo do fotógrafo cubano Chinolope (1935–2021), silenciado pelos detentores do poder. O seu trabalho oculto ressurge como testemunho da cultura do silêncio e da fragilidade da memória.
Produção: Mediocielo Films (BRA)
Contacto: Marcel Beltrán | marcel@mediocielofilms.com
IDALINA
IDALINA
Patrícia Nogueira
DOC, PRT, 85’
Idalina, mulher livre no início do séc. XX, é forçada a reprimir-se num casamento branco. Sem afeto, envolve-se com o enteado e acaba enclausurada num palacete do Minho, onde a solidão e a loucura a conduzem ao limite.
Produção: Laranja Azul (PRT)
Contacto: Patrícia Nogueira | patnogueira@gmail.com
TUTOR
Cineasta colombo-belga que trabalha entre a realidade e o imaginário, com um forte conteúdo político e estético na sua terra natal. Realizou duas longas-metragens de ficção: “Iluminada” e “Tantas almas” (2019) — San Francisco IFF, Glasgow FF, Camerimage, Brussels IFF, Festival de 3 Continentes, Transilvania IFF, Marrakech IFF. Ambos os filmes foram rodados com atores não profissionais e em territórios que retroalimentam as suas narrativas. Antes destas duas ficções, realizou a trilogia documental “Campo Hablado”, centrada entre a tradição oral e a violência política, com “En lo escondido” (2005) — vencedor do Cinéma du Réel —, “Los abrazos del río” (2010) — vencedor do Nantes 3 Continentes, selecionado no Yamagata IDFF e no ZagrebDox — e “Noche herida” (2015) — vencedor do Cinéma du Réel, Festival de Cartagena de Índias e Prémios Macondo. Projetos desenvolvidos em programas como o Co-Production Forum de San Sebastián e o L’Atelier, Cinéfondation de Cannes.
MODERAÇÃO APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
Anne Rethfeldt, DAE – Documentary Association of Europe
Anne Rethfeldt integrou a equipa da DAE em maio de 2021. É gestora de projetos, produtora cultural, escritora e criadora de podcasts, com experiência em festivais de cinema e organizações documentais europeias desde 2014, entre as quais DOK Leipzig, CPH:DOX, DOX BOX e.V., CIRCLE – Doc Women Accelerator e Berlinale Generation. Em 2024, concluiu o programa de formação EURODOC, consolidando a sua experiência no desenvolvimento documental e na colaboração europeia.
Atividade co-organizada em colaboração com:
Apordoc
Com o apoio de:
Turismo de Portugal
Operação apoiada pelo Ministère de l'Europe et des Affaires étrangères e pelo Institut Français no âmbito da estratégia de promoção internacional das indústrias culturais e criativas através do dispositivo PICC.
Em parceria com:
ECAM – Escuela de la Cinematografía de la Comunidad de Madrid
DAE – Documentary Association of Europe
Mad Sound Studios
Sound Force Studio
Eurodoc