PortoPostDoc

Arché Porto: Apresentação de Projetos

Arché Porto: Apresentação de Projetos · Arché Porto: Pitching Session

2025, CHL, ESP, ARG, BRA, CUB, PRT, 75'


Atividades de Indústria

26 Nov 2025 · TM Rivoli, Pequeno Auditório · 10H30


Aberto a todos os participantes com acreditação Industry.

VOLCÁN
VOLCANO
Luciana Merino Blamey
DOC, CHL, 20’

Três adolescentes apaixonam-se enquanto percorrem Santiago numa motorizada de carga. A viagem transforma-se num documentário de ficção científica, com imagens difusas em 16mm e formato digital, revelando uma versão diferente da cidade.

Produção: Javiera Leal Monje
Contacto: Luciana Merino Blamey | lucianamerinoblamey@gmail.com

NUESTRA PIEL LEVANTADA
OUR RAISED SKIN
Paolo Natale García
DOC, ESP, 70’

Paolo filma o seu pai e avô, colocando cada vez mais ênfase nos seus corpos e identificando-se com eles. Questiona se eles estão conscientes das suas emoções e do distúrbio alimentar de que sofrem, tal como ele.

Produção: Mubox Studio
Contacto: Paolo Natale García | paolonatalegarcia18.cine@gmail.com

PORQUE UN AMIGO VINO A MÍ ESTE DÍA
FOR A FRIEND HAS COME TO ME TODAY
Rodrigo Montani
DOC, ARG, 90’

Um homem morto, uma mulher que vive sozinha na floresta, um rapaz perdido numa aldeia e uma criança que em breve se tornará um homem. Quatro gerações da mesma família. O cineasta-antropólogo conhece-os a todos. São os seus amigos. E o filme é uma carta de amor.

Produção: Fernando Restelli, Ana Apontes
Contacto: Rodrigo Montani | rodrigomontani@ffyh.unc.edu.ar

VICISITUDES DE LA LUZ
VICISSITUDES OF LIGHT
Marcel Beltrán
DOC, BRA, CUB, 90’

Um retrato íntimo do fotógrafo cubano Chinolope (1935–2021), silenciado pelos detentores do poder. O seu trabalho oculto ressurge como testemunho da cultura do silêncio e da fragilidade da memória.

Produção: Mediocielo Films (BRA)
Contacto: Marcel Beltrán | marcel@mediocielofilms.com

IDALINA
IDALINA
Patrícia Nogueira
DOC, PRT, 85’

Idalina, mulher livre no início do séc. XX, é forçada a reprimir-se num casamento branco. Sem afeto, envolve-se com o enteado e acaba enclausurada num palacete do Minho, onde a solidão e a loucura a conduzem ao limite.

Produção: Laranja Azul (PRT)
Contacto: Patrícia Nogueira | patnogueira@gmail.com


MODERAÇÃO APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

Anne Rethfeldt, DAE – Documentary Association of Europe

Anne Rethfeldt integrou a equipa da DAE em maio de 2021. É gestora de projetos, produtora cultural, escritora e criadora de podcasts, com experiência em festivais de cinema e organizações documentais europeias desde 2014, entre as quais DOK Leipzig, CPH:DOX, DOX BOX e.V., CIRCLE – Doc Women Accelerator e Berlinale Generation. Em 2024, concluiu o programa de formação EURODOC, consolidando a sua experiência no desenvolvimento documental e na colaboração europeia.