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Macau – Cidade Progressiva e Monumental

Macau – Cidade Progressiva e Monumental · Macau – Cidade Progressiva e Monumental

M. Antunes Amor

1923, PRT, 6', M12


FILMar 2023

22 Nov 2023 · Batalha Centro de Cinema - Sala 2 · 14H30


PT geral

No seu mais recente livro, a investigadora Maria do Carmo Piçarra analisa as representações cinematográficas da “Ásia portuguesa” realizadas durante o Estado Novo. A retórica luso‑tropicalista propagandeava a importância de um império já decadente. Durante a ditadura, as colónias orientais mantinham sobretudo um valor simbólico. A propósito do lançamento deste livro, o PPD, em parceria com o projeto FILMar, apresenta uma sessão que inclui um dos primeiros filmes rodados em Macau, filmado em 1923, e dois outros de Miguel Spiguel, realizador turco radicado em Portugal depois da Segunda Guerra Mundial. Spiguel assinou dezenas de documentários e filmes de atualidades, em particular em Moçambique e nos colónias asiáticas na Índia, Macau e Timor. Em Os Pescadores de Amangau/Macau – realizado para a série "Portugal, Além da Europa" – apresentam-se vários aspetos do núcleo piscatório da Amangau e do quotidiano dos seus trabalhadores. Já Sentinelas do Mar assume-se de forma clara como objeto de propaganda, sendo um filme onde se defende a importância histórica e estratégica dos territórios da “Índia Portuguesa”, em particular a necessidade da sua defesa militar. Note-se, após a independência da Índia face ao Reino Unido, Portugal perde o domínios dos enclaves de Dadrá e Nagar Aveli em 1954, concluindo-se em 1961 a anexação de Goa e o fim da ocupação portuguesa daqueles territórios.