PortoPostDoc

Carta Branca Teresa Vieira 2022

‘Um programa que resulta de um exercício ativo – e inesgotável – de tentativa de aproximação cultural através do contato criado (ou expandido) pela matéria fílmica. Navega-se, aqui, por diferentes geografias do olhar, com gestos únicos que tocam tanto nas esferas do individual como do universal. Na sua diversidade de abordagem estética, formal e temática, tal como de contextos sócio-políticos, estes filmes lançam o mote para uma reflexão conjunta sobre o espaço das possibilidades do formato da curta-metragem documental.’ Teresa Vieira

A curta-metragem é o formato usado por excelência dentro do meio académico português – por várias razões, sendo a mais gritante as limitações financeiras e de calendário (existindo algumas exceções). No entanto, o formato mais consumido tanto pelos estudantes, como de modo geral, é o da longa-metragem, sendo que o formato curto é quase exclusivamente exibido apenas em contexto de festivais ou mostras de cinema.

Para além da exibição de um programa de quatro curtas-metragens selecionadas pela crítica e programadora de cinema e jornalista Teresa Vieira, promover-se-á um momento de debate em torno das particularidades da curta-metragem, e da sua pertinência dentro das salas de cinema e, sobretudo, dentro das salas de aula. Mesa-redonda com a participação de Teresa Vieira, do docente e investigador Paulo Cunha, do programador e diretor do BEAST - IFF Radu Sticlea e da investigadora e programadora Cátia Rodrigues.