Resultado de uma parceria entre o Porto/Post/Doc: Film & Media Festival e a Filmaporto, o projeto Working Class Heroes tem como missão o apoio à produção audiovisual na cidade do Porto, com recurso a técnicos locais e a histórias da cidade. Pela primeira vez foi lançado o convite a cineastas emergentes cuja linha de trabalho corresponda à filosofia do festival e que terá uma periodicidade anual. Os objectivos: tornar possível o desenvolvimento e a produção de novas obras cinematográficas; criar um arquivo de peças fílmicas que aproximem as vozes dos cineastas ao território local e à comunidade, procurando criar um retrato da comunidade do Porto, sob diferentes pontos de vista, ano após ano.
A obra final, será um filme (ficção, animação, ensaio, documentário ou obra experimental) sobre a comunidade trabalhadora do Porto, a ser realizada e produzida durante uma residência do(a) cineasta na cidade do Porto,a ter lugar no ano de 2023.
A primeira etapa do projecto vai ser lançada em 2021, com um convite a três realizadores a serem revelados nesta apresentação.