PortoPostDoc

Palmarés 2021

por Porto/Post/Doc / 28 11 2021


COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Grande Prémio Vicente Pinto Abreu
THE LAST SHELTER, Ousmane Samassekou
Pela generosidade das personagens e pelo humanismo com que este filme é feito, o júri decidiu galardoar THE LAST SHELTER. É um retrato digno e importante na sociedade dos dias de hoje, de uma certa “Melancolia do Exílio”, que não explora o sofrimento dos intervenientes, mas que o expõe de forma justa e sem artifícios.

Menção Honrosa
BEATRIX, Lilith Kraxner, Milena Czernovsky
Como se tratasse de uma performance de dança contemporânea do quotidiano, o filme apresenta-nos, através duma original abordagem pseudo-documental, à intimidade feminina crua. A essência do tédio sem filtros ou eufemismos, uma não-narrativa captada em quadros magnificamente compostos e enquadrados.

COMPETIÇÃO CINEMA FALADO

DISTOPIA, Tiago Afonso
Uma câmara que tanto faz crónicas como constrói uma comunidade de protesto, sem artifícios ou estetização. Um testemunho da inquietação e das dores de quem vê a paisagem urbana e os seus modos de vida alterados de forma traumática.

PRÉMIO CINEMA NOVO BY CANAL180

FRUTO DO VOSSO VENTRE, Fábio Silva
Fazendo uso de materiais de arquivo, filmes e memórias familiares, o realizador enquadra e sobrepõe emoções, narrativa e experiências pessoais, num discurso de contenção de onde emerge uma voz autoral e original. O júri enaltece a qualidade da selecção para a competição Cinema Novo. E decidiu por unanimidade atribuir o prémio a “Fruto do Vosso Ventre”, de Fábio Silva, um filme terno que coloca o espectador num lugar de desconforto.

COMPETIÇÃO TRANSMISSION

NUEVE SEVILLAS, Gonzalo García Pelayo, Pedro G. Romero 
Por retratar com maestria e olhar original o coração e alma de uma cidade, Sevilha, através das vozes, a música e os artistas que a escreveram, escrevem e reescreverão a história de um centro multicultural, cheio de contrastes e contradições que é parte essencial da cultura espanhola.

Menção Honrosa
KAREN DALTON: IN MY OWN TIME, Richard Peete, Robert Yapkowtiz
Uma guitarra, um banjo, e uma voz inesquecível que o mundo precisa de conhecer. Um retrato de relações instáveis, de vícios e de pobreza da artista favorita de Bob Dylan. É imperioso que o legado e a genialidade de Karen Dalton chegue às novas gerações. 

PRÉMIO ARCHÉ BY COMPANHIA DAS CULTURAS/FUNDAÇÃO PEREIRA MONTEIRO

À PROCURA DA ESTRELA, Carlos Martínez-Peñalver Mas
Pela clareza da sua ideia de linguagem cinematográfica e processo fílmico, combinada com uma apresentação capaz de explicar tanto a dimensão material como simbólica do tema e espaço conceptual do filme.

PRÉMIO TEENAGE

GABI, BETWEEN AGES 8 AND 13, Engeli Broberg
Pela linguagem cinematográfica orgânica que envolve o espetador no caminho de descoberta e afirmação da identidade de uma criança; pela sensibilidade e inteligência com que a realizadora explora a temática da transexualidade e coloca a câmara na intimidade, autenticidade, inocência e maturidade da criança; pelas emoções, reflexões e marcas profundas com que deixamos a sala de cinema; o Júri Teenage decidiu premiar o filme Gabi : Between ages 8 and 13 de Engeli Broberg.


Tags:
Partilhar: Facebook / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →