Filmes do Homem em Melgaço

por Tiago Dias dos Santos / 02 08 2017


O Filmes do Homem - Festival Internacional de Documentário de Melgaço decorre de 1 a 6 de agosto, em Melgaço. Organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Associação AO NORTE, tem como objetivo promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir com os filmes sobre identidade, memória e fronteira, e contribuir para um arquivo audiovisual sobre a região. O eixo principal do festival está assente na programação de filmes que manifestam o ponto de vista do autor sobre questões sociais, individuais e culturais relacionados com identidade, memória e fronteira, numa mostra competitiva de documentários candidatos ao prémio Jean Loup Passek.

Integrados nessa seleção estão dois filmes exibidos pelo Porto/Post/Doc. Tarrafal, de Pedro Neves, que teve a sua estreia no Porto/Post/Doc 2016, onde integrou a Competição antes de iniciar um percurso por vários festivais de documentário internacionais. É um filme que procura desvendar as memórias dos moradores do Bairro S. João de Deus, um dos míticos bairros sociais do Porto.

Terceiro Andar, de Luciana Fina, exibido no ciclo de aniversário do Há Filmes na Baixa! em junho de 2017, está também integra a programação do Filmes do Homem: é um documentário sobre linguagem, amor e a construção da felicidade que nos leva até uma Lisboa multicultural, através do diálogo entre uma mãe e uma filha.

Tarrafal é exibido dia 2 de agosto às 18h10, e Terceiro Andar dia 3 de agosto, às 18h30. Ambos as sessões serão na Casa de Cultura de Melgaço.


Tags: / /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →