PortoPostDoc

Ciclo de Aniversário no Há Filmes na Baixa!

por Porto/Post/Doc / 29 04 2017


Em maio, o Há Filmes na Baixa! celebra o seu quarto ano de atividade. Por isso mesmo, vamos comemorar estes quatro anos com diversas sessões especiais. O HFNB! surgiu em 2014 como forma de provocar a cidade, apostando em sessões regulares de cinema na baixa do Porto. Hoje o panorama é diferente (novas salas, mais espectadores), mas a iniciativa continua a fazer sentido, promovendo cinematografias ou filmes menos conhecidos e que, normalmente, não têm uma distribuição comercial. Este quarto ano de atividade tem sido intenso: já ultrapassamos o número de espectadores total de 2016 em apenas três ciclos, de janeiro a abril. Estes números mostram que o nosso trabalho está a dar frutos e que os espectadores procuram as nossas sessões à procura de descobrir novos filmes.

Neste ciclo de aniversário, queremos celebrar com os espectadores e vamos promover dois meses com sessões especiais. A abrir, já no próximo dia 6 de maio, apresentamos o cine-concerto de The Legendary Tigerman, Pedro Maia e Rita Lino, How to Become Nothing. É um espectáculo diferente, com música ao vivo, e que se centra numa experiência que os três artistas fizeram nos Estados Unidos. Serão duas sessões, uma às 19:00 e outra às 22:30, com um preço único de 10 Euros.

Ainda em maio, voltamos a apostar em sessões de estreia, com a apresentação de I am not Your Negro, de Raoul Peck um documentário de grande sucesso, nomeado para o Óscar de Melhor Documentário, e volta a olhar para as questões raciais nos EUA a partir de material de arquivo. Será exibido, todos os dias, às 22:00, de 18 a 24 de maio (exceto a 19 de maio, às 19:00). Logo a iniciar junho, temos a nossa segunda sessão de estreia deste ciclo, David Lynch: The Art Life, de Rick Barnes, Jon Nguyen e Olivia Neergaard-Holm, que será exibido de 1 a 7 de junho, às 22:00. É um revelador documentário sobre a origem da criatividade lynchiana e uma excelente introdução para a estreia na nova temporada de Twin Peaks. Finalmente, a 21 de junho, voltamos a associar-nos ao DocLisboa e à sua iniciativa 4.doc, para exibir Terceiro Andar, de Luciana Fina, que reconfigura as nossas perceções sobre Lisboa e a sua dimensão multicultural.

Em 2017, continuaremos a propor ciclos de cinema, ao ritmo mensal, proporcionando hipóteses de descoberta de cinematografias menos conhecidas ou de filmes que merecem uma nova visibilidade. Estes ciclos, que terão uma coerência temática, irão prolongar a atividade do Porto/Post/Doc, o festival que decorre no final de novembro.

 

Ciclo #04: Aniversário HFNB! | Maio e Junho 2017
Cinema Passos Manuel

6 de maio | 19:00 + 22:30
Cine-Concerto
How to Become Nothing, The Legendary Tigerman, Rita Lino e Pedro Maia
(Nota: este espetáculo tem bilhetes únicos de 10 Euros, que estão à venda em Ticketline)

18 a 24 de maio | 22:00
I am not Your Negro, Raoul Peck
(19 de maio às 19:00)

1 a 6 de junho | 22:00
7 de junho | 14:30
David Lynch: The Art Life, Rick Barnes, Jon Nguyen e Olivia Neergaard-Holm

21 de junho | 22:00
Terceiro Andar, Luciana Fina

+info sobre reserva de bilhetes


Tags: /
Partilhar: Facebook / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →