Há Filmes na Baixa! está de regresso em janeiro

por Porto/Post/Doc / 10 01 2017


Chegamos ao quarto ano de programação do “Há Filmes na Baixa!”, a iniciativa de programação regular do Porto/Post/Doc. Como os números do ano passado comprovam, já conquistamos um lugar de destaque no panorama cultural da cidade do Porto. Em 2017, continuaremos a propor ciclos de cinema, ao ritmo mensal, proporcionando hipóteses de descoberta de cinematografias menos conhecidas ou de filmes que merecem uma nova visibilidade. Estes ciclos, que terão uma coerência temática, irão prolongar a atividade do Porto/Post/Doc, o festival que decorre no final de novembro.

O primeiro ciclo de 2017 será desdobrado em duas semanas, no final do mês de janeiro, e no início de fevereiro, com a exibição de cinco documentários que se destacaram no Porto/Post/Doc e que são exemplares da diversidade do documentário contemporâneo. Dois desses filmesEldorado XXI, de Salomé Lamas e Ama-San, de Cláudia Varejão – foram premiados no festival e são dois representantes do melhor cinema português de 2016. Eldorado XXI observa a jornada de trabalho em La Rinconada, no Perú, a cidade habitada mais alta do planeta e onde acorrem todo o tipo de pessoas em busca do ouro. Ama-San acompanha a prática piscatória de mulheres no Japão contemporâneo, resgatando um ritual secular. Ama-San será exibido em antestreia comercial em Portugal e Eldorado XXI acompanha a estreia comercial no nosso país.

Para além destes dois filmes, o ciclo incluirá outros sucessos do Porto/Post/Doc. Tarrafal, de Pedro Neves, foi uma das grandes surpresas do festival, onde teve estreia mundial. Este filme sobre um lado esquecido do Porto, e das memórias do Bairro S. João de Deus,  foi muito bem-recebido pelo público. Finalmente, Pontas Soltas, de Ricardo Oliveira, um documentário sobre os Capitão Fausto, volta a mostrar como a música e o cinema podem ser parceiros criativos. Com este filme, será exibido Vandoma, uma curta-metragem realizada na Universidade Católica Portuguesa, e que venceu a primeira competição de filmes de escola do festival.

Será uma oportunidade única para ver de novo estes filmes singulares.

 

Ciclo #01.2017 “O Regresso do Há Filmes na Baixa!”
Cinema Passos Manuel, sempre às 22h00

24.01 – Pontas Soltas, de Ricardo Oliveira (+ Vandoma, Prémio School Trip Porto/Post/Doc 2016)
25.01 – Ama-San, de Cláudia Varejão (Prémio Teenage Porto/Post/Doc 2016)
02.02 – Ama-San, de Cláudia Varejão (Prémio Teenage Porto/Post/Doc 2016)
07.02 – Ama-San, de Cláudia Varejão (Prémio Teenage Porto/Post/Doc 2016) - SESSÃO EXTRA
08.02 – Tarrafal, de Pedro Neves
09.02 – Eldorado XXI, de Salomé Lamas (Grande Prémio Porto/Post/Doc 2016 by Vinhos Verdes)

Preçário
Normal: 4 Euros
Estudante e +65: 3 Euros
Descontro com TRIPASS (25% do bilhete normal): 3 euros

Reserva de bilhetes para info@portopostdoc.com


Tags: /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →