PortoPostDoc

Exposição reúne obras em torno de Reis/Cordeiro

por Porto/Post/Doc / 05 11 2018


A exposição Como o sol/ Como a noite, em torno de António Reis e Margarida Cordeiro, inaugura às 18h do dia 22 de Novembro, no oMuseu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e reúne obras de André CepedaCatarina RealDaniel BlaufuksJoana PatrãoJoão QueirozJoão Salaviza Renée Nader MessoraManuel de Freitas, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Otelo M. F., Rui ChafesMarta Mateus e Maria Capelo.

No âmbito da retrospectiva integral de António Reis e Margarida Cordeiro que o festival Porto/Post/Doc irá apresentar na edição deste ano, esta exposição revisita a obra dos cineastas através de diferentes abordagens artísticas – da poesia à instalação, da pintura, à fotografia, passando pela escultura –, colocando em diálogo obras de artistas consagrados e de artistas emergentes, cineastas e escritores.

Como o sol/ Como a noite tem como pano de fundo o vasto imaginário da dupla (incluindo a poesia de António Reis, de onde se retirou o título da exposição): a ligação à terra, a paisagem, a mitologia e o quotidiano, mas também outras temporalidades e espiritualidades.

A par de obras seleccionadas, a exposição, projectada por Alexandra João Martins, conta com trabalhos inéditos de João Salaviza e Renée Nader Messora; Marta Mateus e Maria Capelo; Manuel de Freitas; Otelo M. F.; Catarina Real e de Joana Patrão. Além disso, será também lançada uma publicação homóloga, com textos dos artistas e de autores convidados como Óscar Faria, Maria Filomena Molder ou Tiago Baptista, em torno das obras expostas e de António Reis e Margarida Cordeiro. A exposição Como o sol/ Como a noite tem entrada gratuita e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre 22 e 30 de Novembro. 

O Fórum do Real integra também a retrospectiva da obra da dupla com um painel intitulado Rever Reis e Cordeiro, que decorrerá no dia 30 de Novembro, com a presença dos realizadores João Pedro Rodrigues, Manuel Mozos e Marta Mateus e da poeta Regina Guimarães. Paralelamente, serão também exibidos os filmes Judenrein e Levantados do Chão, de Daniel Blaufuks, e Sombra Luminosa, de Mariana Caló e Francisco Queimadela.

O projecto expositivo Como o sol/ Como a noite conta com o apoio imprescindível da Fundação Calouste Gulbenkian, da ArtWorks e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e com a cortesia das galerias Carlos Carvalho, Cristina Guerra e Vera Cortês.

Inauguração: 22 de Novembro, 18h
Visita guiada ao público com artistas: 30 de Novembro, 15h

Horário: 10h - 13h | 14h - 18h, Seg - Sex
oMuseu – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. de Rodrigues de Freitas 265, 4000-421 Porto
Entrada livre

LogoFbaup

PPD2018 Gulbenkian 134

PPD2018 ArtWork 134


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →