PortoPostDoc

Portuguesas lá fora

por Porto/Post/Doc / 08 03 2018


Leonor Teles e Salomé Lamas em destaque nos festivais Cinéma du Reél, em Paris, e CPH:DOX, em Copenhaga, que decorrem em março.

O filme "Terra Franca", primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Leonor Teles, foi selecionado para o Festival Internacional do Documentário Cinéma du Réel, a acontecer no Centre Pompidou, em Paris, entre 26 de março e 1 de abril. Produzido por Uma Pedra no Sapato, o documentário centra-se em Albertino Lobo, um pescador que vive à beira do rio Tejo, cujo retrato foi filmado por Leonor Teles ao longo das quatro estações do ano.

Até agora, a realizadora contava apenas com duas curtas-metragens. "Balada de um Batráquio" (2016) e "Rhoma Acans" (2012) foram exibidas no Porto/Post/Doc 2016, no âmbito do programa School Trip Mini que, nessa edição, contou com Leonor Teles como realizadora convidada.

Já Salomé Lamas, vencedora do Grande Prémio by Vinhos Verdes do Porto/Post/Doc 2017, está nomeada para o Dox Award, principal prémio do CPH:DOX – Festival Internacional de Documentário, com a sua mais recente longa-metragem. "Extinção", que estará a concurso com outros 11 filmes, é um filme-ensaio sobre questões de identidade e de território, contado a partir de Trasnistria, enclave moldavo e sequela da queda da União Soviética. O documentário estreia a 18 de março numa sessão que contará com a presença da realizadora.

O CPH:DOX decorre em Copenhaga entre os dias 15 e 25 de março e o programa inclui também vários filmes de Peter Mettler, realizador em foco na última edição do Porto/Post/Doc.

 


Tags: /
Partilhar: Facebook / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →