PortoPostDoc

O Dia Mais Curto no ciclo de dezembro do Há Filmes na Baixa!

por Porto/Post/Doc / 06 12 2017


O Há Filmes na Baixa! apresenta o seu último ciclo do ano em conjunto com a iniciativa O Dia Mais Curto. Ao longo dos dois dias, serão exibidos oito curtas-metragens divididas em dois programas complementares. Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo: O Dia Mais Curto. Em Portugal, esta iniciativa é promovida e coordenada pela Agência da Curta Metragem.

No primeiro dia, apresentamos o programa Curtas no Mundo, composto por quatro filmes com várias visões do mundo nos dias de hoje, desde a guerra na Síria ao quotidiano na capital do Irão, passando pelos habitantes de um parque de campismo em Portugal, sem esquecer o espírito da época natalícia dado em tom de comédia social pela curta franco-belga Kapitalistis. No segundo, apresentamos um programa especial de curtas-metragens portuguesas, exibindo quatro filmes de grande sucesso internacional: Thursday Night, de Gonçalo Almeida, acaba de ser selecionada para o Festival de Sundance; Cidade Pequena, de Diogo Costa Amarante, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim; Coup de Grâce, de Salomé Lamas, também estreado em Berlim; e Coelho Mau, de Carlos Conceição, estreado na Semaine Internationale de la Critique, do Festival de Cannes.

Em 2017, propusemos ciclos de cinema, ao ritmo mensal, proporcionando hipóteses de descoberta de cinematografias menos conhecidas ou de filmes que merecem uma nova visibilidade. Estes ciclos, que têm uma coerência temática, prolongaram a atividade do Porto/Post/Doc, o festival que decorre no final de novembro.

 

Ciclo #09: O Dia Mais Curto
Cinema Passos Manuel, 22:00 

13 de dezembro
Saudações Desde Aleppo (Greetings From Aleppo)
Thomas Vroege, Issa Touma, Floor Van Der Meulen, Holanda-Síria, 2017, DOC, 16'
Esta curta-metragem apresenta-nos uma visão da guerra na Síria que, para além de soar extremamente verdadeira, é muito distinta daquela a que estamos habituados.

Retocar (Retouch)
Kaveh Mazaheri, Irão, 2017, FIC, 20’
O marido de Maryam tem um acidente doméstico, mas esta fica impávida a vê-lo morrer em vez de tentar ajudar. Este filme venceu o Prémio do Público no 25º Curtas Vila do Conde.

A Comunidade
Salomé Lamas, Portugal, 2012, DOC, 23'
O filme A Comunidade propõe um olhar sobre o mais antigo parque de campismo de Portugal.

Kapitalistis
Pablo Muños Gomez, Bélgica-França, 2017, FIC, 15’
“O Pai Natal é um capitalista. Traz brinquedos para os filhos dos ricos e roupa para os filhos dos pobres.” Nikos, 5 anos.

 

14 de dezembro
Thursday Night
Gonçalo Almeida, Portugal, 2017, FIC, 7'36''
Durante a noite, um estranho presta uma visita a Bimbo, para lhe entregar uma mensagem importante. 

Cidade Pequena
Diogo Costa Amarante, Portugal, 2016, DOC· EXP· FIC, 19'
Um dia, Frederico aprende na escola que as pessoas têm cabeça, tronco e membros, e que se o coração pára as pessoas morrem. Nessa noite, ele não dormiu. Acordou a mãe várias vezes de madrugada e disse-lhe que lhe doía o peito.

Coup de Grâce
Salomé Lamas, Portugal, 2017, FIC, 25'
Leonor volta de viagem num dia em que o seu pai (Francisco) já não a esperava. No espaço de 24 horas viverão uma realidade alucinada, conduzida, em crescendo, pela inquietação de Francisco num registo de aparente normalidade. 

Coelho Mau
Carlos Conceição, Portugal· France, 2017, FIC, HD, Cor, 30'
Rapaz tímido domina o amante da mãe. A beleza e o horror trocam carícias. Deuses adolescentes desafiam morais convencionais. A morte prostitui-se vestida de criança.

+info sobre O Dia Mais Curto em: http://www.odiamaiscurto.curtas.pt/


Tags: / /
Partilhar: Facebook / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →