PortoPostDoc

Sobre Don Letts

por Pedro Tenreiro / 16 11 2017


Realizador, DJ e músico, Don Letts é um homem com história que tem passado a vida a dedicar-se à história.

Desde o tempo em que, enquanto DJ do Roxy, transformou a música jamaicana numa das mais profícuas influências da geração punk, contribuindo decisivamente para o som de amigos próximos como os Clash, as Slits ou os P.I.L. e estando na génese de bandas como os Basement 5, até aos inúmeros documentários que assinou, passando pelo seu papel percursor como realizador de videoclips, Don Letts ajudou a moldar a história da música moderna, ao mesmo tempo que procurou perpetuar a(s) cultura(s) que a sustenta(m), através dos seus filmes.

Poucos retrataram, como ele, a evolução quase tribal, dos mais subterrâneos movimentos culturais juvenis de raiz urbana, em Inglaterra, e o papel que a vaga de emigração e respetivos descendentes das suas ex-colónias nas Índias Ocidentais tiveram na sua origem.

Como se poderá confirmar em The Don Letts Subculture Films - The Unique Story of British Music & Street Style, filme que realizou para a Fred Perry e que será exibido no Porto/Post/Doc, Don Letts enquadra, de forma exímia, todos os aspetos da cultura juvenil e das suas forma de expressão contra-regra, seja a sua base social ou fundamento político, seja o seu reflexo musical ou código estilístico.  

Teddy Boys, Rockers, Mods, Skinheads, Soulies, Punks e tudo o que esta contínua revolução inspirou na moderna cultura urbana, foi retratado exaustivamente por Don Letts que, a partir de dado momento, esteve lá, onde mora a criação.

Don Letts estará no Porto/Post/Doc, no qual fará um DJ Set e apresentará dois filmes: The Don Letts Subculture Films - The Unique Story of British Music & Street StyleTwo Sevens Clash: Dread Meets Punk Rockers.


Tags: / /
Partilhar: Facebook / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →