School Trip 2017: Sessões para Escolas

por Porto/Post/Doc / 01 11 2017


O Porto/Post/Doc apresenta, em 2017, mais uma edição do School Trip, o seu extenso projeto educativo. Este é um ambicioso programa destinado a audiências mais jovens, divididas em diferentes faixas etárias. No ano passado, recebemos cerca de 3000 alunos. Cada um destes públicos tem uma programação própria e também nomenclaturas próprias: Mini (crianças com idades entre os 3 e os 11 anos); Teenage (adolescentes com idades entre os 12 e os 17 anos) e Universidades.

As escolas interessadas em participar nestas sessões deverão fazer uma marcação prévia para Rafael Ferreira | 915963392 | rafa@portopostdoc.com. Sessões disponíveis para marcação de 27 de novembro a 30 de novembro, às 10:00 (Maiores de 3 e Maiores de 6); sessões de 27 de novembro a 29 de novembro, às 14:30 (Maiores de 12).

A entrada para estas sessões especiais é gratuita.


MINI; 
Sessões-Orientadas Pré-Escolar

As sessões-orientadas são sessões de cinema seguidas de uma atividade complementar realizada durante as sessões com formadores do festival. Idade recomendada: dos 3 aos 5 anos | Duração da sessão: 60 minutos Sessões disponíveis para marcação de 27 de novembro a 30 de novembro, às 10:00. Estas sessões fazem partem do programa O Dia Mais Curto, promovido pela Agência da Curta Metragem.

Some Logic
Rop van Mierlo, Holanda, 2015, ANI, 5’
Versão animada do livro de ilustrações de animais da autoria do designer gráfico holandês Rop Van Mierlo.
+
Doninha
Timon Leder, Eslovénia, 2016, ANI, 11'
Uma doninha esfomeada ataca um bando de pássaros que vivem numa árvore, mas é surpreendida pela sucessão de acontecimentos nas suas tentativas.
+
Bom Dia Lua
Christoph Brehme, Itália, 2015, ANI, 4'
Certa noite, o Sr. Richmond, um Ouriço aposentado, decide ir ao Cinema. Richmond vai muitas vezes ver filmes, mas esta sessão mudará a sua vida... e não só!
+
Dois Amigos
Natalia Chernysheva, França, 2014, ANI, 4'
Dois amigos, uma lagarta e um girino, crescem em dois ambientes diferentes.
+
Ginjas
Zepe, Humberto Santana, Portugal, 2011, ANI, 2'
Ginjas e o Pássaro Grande envolvem-se numa contenda e roubam mutuamente a linha de contorno do corpo do outro. Através da fraturação e reconstrução de formas, contrapõem-se os conceitos de linha e mancha, interior e exterior.
+
A Raposa Pequenina
Aline Quertain, S. Szkiladz, França, 2015, ANI, 9'
Num jardim luxuriante, uma raposa pequenina encontra uma menina que cultiva plantas gigantes! Por coincidência, apercebem-se de que também podem cultivar objetos.
+
O Gato do Espaço
Nacho Rodriguez, Espanha, 2013, ANI, 4’
Um gato do espaço tem que deixar o seu planeta. Durante a viagem enfrentará perigos e aventuras, e finalmente tentará regressar a casa.


MINI; 
Sessões-Orientadas Primeiro/Segundo Ciclo
(sessões em parceria com a Agência da Curta Metragem)

As sessões-orientadas são sessões de cinema seguidas de uma atividade complementar realizada em sala com formadores do festival. Idade recomendada: dos 6 aos 12 anos | Duração da sessão: 60 minutos. Sessões disponíveis por marcação de 27 de novembro a 30 de novembro, às 10:00. Cada sessão inclui uma participação com um dos realizadores dos filmes. Este programa é feito em parceria com a Agência da Curta Metragem.

Afonso Henriques, O Primeiro Rei
Pedro Lino, Portugal, R.U., 2010, ANI, 5’
Ao longo de cinco minutos, ficamos a conhecer e vida e feitos de D. Afonso Henriques, desde o pequeno Condado Portucalense ao Reino de Portugal…
+
Água Mole
Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, Portugal, 2017, ANI•DOC, 10’
Os últimos habitantes de uma aldeia não se deixam submergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece estar acima de tudo, esta casa flutua.
+
Amélia & Duarte
Alice Guimarães, Mónica Santos, Portugal, Alemanha, 2015, ANI, 9’
Nesta história, somos guiados através de Amélia e Duarte, duas pessoas que se separaram e estão a tentar lidar com o que vem depois do final de uma relação. O filme é feito em pixilação e stop-motion e tem uma ambiência Technicolor da década de 50.


TEENAGE; 
Sessões Terceiro Ciclo

Idade recomendada: dos 12 aos 17 anos

Sessão disponível para marcação: terça, 28 de novembro, 14:30

DRIB
Kristoffer Borgli, Noruega, 2017, FIC, 90’
Amir é um fenómeno norueguês de vídeos virais: as famosas sequências em que o seu corpo é vítima de violência extrema são vistas aos milhares. Uma agência de publicidade de Los Angeles, ao saber do sucesso de Amir, decide contratá-lo para promover uma bebida energética. Mas parece que Amir, afinal, não era a pessoa de que estavam à espera. Algum tempo depois, um realizador norueguês decide fazer uma ficção baseada nesta história e convida Amir para ser o protagonista. Para não ser processado, chama à bebida DRIB. Até onde conseguimos distinguir entre realidade e ficção? (DR)

Sessões disponíveis para marcação: segunda, 27 de novembro, e quarta, 29 de novembro, 14:30

Voyage of Time, Life´s Journey
Terrence Malick, E.U.A/Alemanha/França, 2016, DOC, 90’
Entre o experimental e o contemplativo, Terrence Malick ensaia uma viagem metafísica, em busca da essência das coisas, deixando no ar a pergunta: será que a Humanidade está a tratar bem do Planeta Terra, da Mãe Natureza? Ao fim de 20 anos de interregno, entre 1978 – Dias do Paraíso – e 1998 – A Barreira Invisível – o realizador regressou ainda mais criativo e surpreendente. Seguindo as pisadas ensaiadas em A Árvore da Vida (2011), Malick propõe uma orgia de imagens da natureza, mas também de uma não-civilização, apresentadas pela voz hipnotizante de Cate Blanchett. (CN)


SCHOOL TRIP; 
Sessão Professores
(Esta é uma sessão pública)

Childhood
Margreth Olin, 2017, Noruega, 90’
Um convite ao mundo das sensações e dos jogos da infância de uma escola de pedagogia Waldorf. Acompanhando o decorrer das atividades ao longo de um ano com crianças de idade pré-escolar, o filme combina cenas observacionais que vão desde o toque das mãos em pedras, insetos, árvores, até ao desenvolver de construções, canções e jogos. Um testemunho documental que abre a reflexão cada vez mais pertinente em torno do ensino pré-escolar. (FG)


Tags: /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →