Abril no Há Filmes na Baixa!

por Porto/Post/Doc / 16 03 2017


Em abril, o Há Filmes na Baixa! tem várias propostas de bom cinema. Durante este mês, este ciclo irá percorrer diferentes histórias e memórias, mostrando uma diversidade de filmes. Logo a abrir, no dia 5 de abril, serão exibidos três filmes da dupla suíça Peter Fischli & David Weiss, provocadores típicos e cultivadores da ideia do “filme de artista”, utilizando o cinema e o vídeo como suporte da sua atividade criativa. De 6 a 12 de abril, o Porto/Post/Doc apresenta a sua primeira estreia comercial, com a exibição, durante uma semana, do documentário Paula Rego, Histórias & Segredos, realizado pelo seu filho Nick Willing. Finalmente, no dia 19 de abril, será exibido o filme vencedor do último DocLisboa, Calabria, de Pierre-François Sauter. Esta é a estreia do filme no Porto e inicia uma série de sessões em colaboração com o DocLisboa.

Peter Fischli & David Weiss formaram uma das mais célebres duplas da arte contemporânea. O cinema, para eles, foi um meio de expressão privilegiado. O Há Filmes na Baixa! mostra três dos seus mais importantes trabalhos. Um deles é The way things go, o Citizen Kane do DIY, em que uma série de utensílios são retirados das suas funções tradicionais e colocados a trabalhar em conjunto. Inspirou – com polémica – outro tipo de trabalhos, como uma publicidade que a Honda realizou em 2003 e pela qual foi acusada de plágio pela dupla. Nos dois filmes seguintes, os artistas, vestidos com roupas alugadas de animais, estabeleceram as suas personagens “rato” e “urso” numa série de aventuras que os levam de uma autoestrada de Los Angeles até aos Alpes suíços. Paula Rego, Histórias & Segredos é uma sentida homenagem do filho Nick Willing, entrando na intimidade da artista, revelando as suas obsessões e a transformação da sua arte ao longo dos tempos. É um raro retrato de Paula Rego, a partir de filmes de família e material de arquivo. Calabria, de Pierre-François Sauter, é um road movie particular, numa viagem de dois homens e um defunto, com a particularidade de envolver um português-emigrante.

Em 2017, continuaremos a propor ciclos de cinema, ao ritmo mensal, proporcionando hipóteses de descoberta de cinematografias menos conhecidas ou de filmes que merecem uma nova visibilidade. Estes ciclos, que terão uma coerência temática, irão prolongar a atividade do Porto/Post/Doc, o festival que decorre no final de novembro.

  

Ciclo #03 | Abril 2017
Cinema Passos Manuel | 22h00

05.04 - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - 18:00 - The Way Things Go, Peter Fischli & David Weiss, seguido de debate.
05.04 - The Point of Least Resistance, Peter Fischli & David Weiss + The Right Way, Peter Fischli & David Weiss
06.04 a 12.04 - Paula Rego, Histórias & Segredos, Nick Willing
19.04 - Calabria, Pierre-François Sauter

+info sobre reserva de bilhetes

A exibição dos filmes de Peter Fischli & David Weiss tem o apoio da Embaixada da Suíça em Portugal.


Tags: /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →