PortoPostDoc

Apresentação Arché

Apresentação Arché · Arché Presentation

2017, PRT, 90'


Arché 2017

02 Dez 2017 · TM Rivoli, Pequeno Auditório · 11H00


O Arché é um laboratório de atividades profissionais, destinado a realizadores, produtores e outros profissionais de cinema, que pretende colocar à disposição ferramentas, bem como momentos de reflexão e formação para a criação de novos projetos. Realizado em parceria com o DocLisboa, o Arché terá uma oficina para projetos em desenvolvimento, tanto em fase inicial como em fase de pós-produção. Uma apresentação pública do resultado desta oficina ocorrerá a 2 de dezembro, às 11:00, no Auditório Isabel Alves Costa, Rivoli.

Os projetos selecionados para esta oficina são:
10/7, de Xoel Méndez
A Olhar Para Ontem, de Nevena Desivojevic
Lucefece, de Ricardo Leite
El Silencio Heredado, Lucía Dapena González
El Rito del Conocimiento, Bruno Ojeda

A tutora desta oficina é Irene G. Torres e será atribuído um prémio (residência artística no Moinho da Fonte Santa) de melhor projeto por um júri constituído por: Jean-Pierre Rehm (diretor do FID Marseille), Beli Martínez (produtora galega) e Daniel Ribas (co-diretor do Porto/Post/Doc).

Nota biográfica da tutora: Irene G. Torres é fellow de Sundance e Tribeca, uma Berlinale Talent Alumni e uma artista em residência na McDowell Colony. Fez o MFA em produção cinematográfica da Universidade Rei Juan Carlos, Espanha, e uma licenciatura em produção documental na EICTV, Cuba. A sua primeiro curta-metragem, Border Diaries (2012) faz parte do ciclo “Imaginary Geographies”, que foi projetado durante 2017 nos Institutos Cervantes de Nova York, Belgrado, Tóquio, Amã e Sofia. Foi selecionado para festivais de cinema em: Uganda, Tanzânia, Espanha, Portugal, México, Argentina, Colômbia e Reino Unido. A sua primeira longa-metragem Hotel Nueva Isla (2014) foi estreada no Festival Internacional de Cinema de Roterdão e foi projetada, com aclamação crítica, nos festivais de cinema em Nova York (MoMA Documentary Fortnight), Portland, Chicago, Hong Kong, Munique, Lima, Melbourne, Toulouse e Moscovo, entre outros. Man Between Dog and Wolf (2017) é o seu próximo trabalho, apoiado pelo Tribeca TFI, o programa Ibermedia e o ICAA.