PortoPostDoc

Júris e Prémios

 

PRÉMIOS

Grande Prémio Porto/Post/Doc
By Vinhos Verdes
(no valor de 3000 Euros)

Eldorado XXI
Salomé Lamas


Menção Honrosa

Les Sauteurs
Abou Bakar Sidibé, Estephan Wagner, Moritz Siebert

 

Prémio Biberstein Gusmão (para autores emergentes)
Residência artística Moinho da Fonte Santa

Abou Bakar Sidibé,
por Les Sauteurs
(corealizado por Estephan Wagner e Moritz Siebert)

 

Prémio School Trip
Prémio para o melhor filme da competição School Trip

Vandoma
Bernardo Bordalo, Bruno Lança, Rui Oliveira
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa (Porto)

 

Prémio Teenage
Prémio atribuído por um grupo de alunos de escolas do Grande Porto a um filme de um conjunto transversal a vários programas

Ama-San
Cláudia Varejão

Menção Honrosa

Under The Sun
Vitaly Mansky

 

JÚRIS OFICIAIS

Júri Competição

Cornelia Lund
Cornelia Lund é teórica e curadora de arte e média, residente em Berlim. Desde 2004, é codiretora da “Fluctuating Image” e “The Audiovisual Breakthrough”, plataformas dedicadas às Media Arts e Design. É colaboradora e investigadora de várias universidades alemãs e desde 2004 é também membro da iniciativa DokArt Hamburg, focada no cinema documental. 

Matthieu Orléan
Matthieu Orléan é programador e colaborador artístico na Cinemateca Francesa, onde é curador responsável por várias exposições, como “¡Almodóvar: Exhibition!”, “Dennis Hopper et le Nouvel Hollywood” e “Le monde enchanté de Jacques Demy”. É autor de “Paul Vecchiali, La Maison cinema”, das Editions de l'œil, 2011.

Isabel Capeloa Gil
Atual reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil dirige, desde 2010, o programa de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Cultura na mesma Universidade. Estudou em Lisboa, Munique e Chicago e tem várias publicações nacionais e internacionais sobre estudos de mulheres, teoria cultural e cultura visual. É também professora convidada e investigadora em várias universidades na Alemanha, Itália, Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos.

Leonor Teles
Licenciada em Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema e mestre em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social, Leonor Teles é um dos valores emergentes do cinema português. Com Balada de Um Batráquio, venceu o Urso de Ouro para melhor curta-metragem no 66º Festival Internacional de Berlim. Realizou ainda Rhoma Acans, filme galardoado em vários festivais como Clermont-Ferrand, Munique e IndieLisboa. Para além de júri, Teles participará na primeira edição do School Trip Mini no Porto/Post/Doc 2016.

Joana Pimenta
Artista visual com trabalhos em cinema e vídeo, Joana Pimenta tem apresentado as suas obras em diversos locais, como o Carpenter Center for the Visual Arts, a Fundación Botín, a Galeria da Boavista e o The Pipe Factory, entre outros. Com The Figures Carved into the Knife by the Sap of the Banana Trees recebeu o prémio de melhor curta-metragem no IndieLisboa ’14 e esteve presente em outros festivais, nomeadamente no Toronto International Film Festival, New York Film Festival, Jihlava, entre outros. O seu mais recente filme é Um Campo de Aviação, estreado mundialmente no último Festival de Locarno. É membro associado do Film Study Center e do Sensory Ethnography Lab.

 

Júri Competição School Trip

Eryk Rocha
Filho do mítico realizador brasileiro Glauber Rocha e da artista Paula Gaitán, Eryk Rocha tem uma filmografia repleta de filmes documentais, onde tem analisado a identidade brasileira. O seu último filme, Cinema Novo, tem estreia mundial no Festival de Cannes e é um documentário essencial sobre o movimento que mudou o cinema brasileiro.

Andrés Duque
Reconhecido cineasta venezuelano, reside, atualmente, em Barcelona. Em 2011, realizou a sua primeira longa-metragem intitulada Color perro que huye, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Roterdão e venceu o Prémio do Público no Festival Punto de Vista. Em 2012, é um dos convidados do prestigiado Flaherty Seminar, nos Estados Unidos. Em 2013, recebe o Prémio Cidade de Barcelona pelo seu filme Ensayo final para utopía. O seu filme mais recente é Oleg y las raras artes.

Joana Machado
Joana Machado (1978, Porto) é pós-graduada em História e Estética da Arte Eletrónica (2004) pela Mecadi/Esdi, de Barcelona, onde estudou com Siegfried Zielinski e Claudia Giannetti. É licenciada em Design de Comunicação pela FBAUP. Atualmente, diretora de arte do estúdio de design Colönia, onde trabalha nos domínios da fotografia e do vídeo.

 

Júri Teenage
Academia Contemporânea do Espectáculo: Ana Leite, Clara Aires, Hugo Vasconcelos, João Félix.
Escola Artística de Soares dos Reis: Alexandra Neves, Beatriz Lopes, Beatriz Chaves, Inês Carneiro
Escola Artística e Profissional Árvore: Francisco Morgan Fernandes, Miguel Frei, Rui Filipe Pedro,  Priscila Sousa
Escola Secundária Clara de Resende: Ana Catarina Martins, Biliana Konstantinova Kostova, Luís Albuquerque, Maria Inês Pinto da Costa
Escola Profissional de Matosinhos (EPROMAT): Katharina Osório, Mariana Marinho.